O Descomplica funciona para estudar interpretação


exercício-descomplica-é-bom-enemUma das maiores necessidades dos estudantes é fazer exercícios que sejam adequados ao que cobram de verdade as provas de vestibular. nessas horas é bom mesmo escolher atividades dos anos anteriores até para acostumar-se com o tipo de questão que a banca leva em conta. neste caso, vamos fazer exercícios de vestibulares que são semelhantes aos do Enem. Provas que exigem capacidade de leitura, capacidade de interpretação e expressão escrita, no caso da prova de redação. Veja que, neste caso, confirma-se a ideia de que o Descomplica funciona porque é comum nas provas elaboradas por eles nos simulados questões assim.

Lista de exercícios

(UFMG) Leia, agora, com atenção, o texto a seguir, um fragmento do artigo intitulado “A alma da fome é política”, do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, publicado no Jornal do Brasil, em setembro de 1993, para responder às questões 1 a 3.

“A fome é exclusão. Da terra, da renda, do emprego, do salário, da educação, da economia, da vida e da cidadania. Quando uma pessoa chega a não ter o que comer é porque tudo o mais já lhe foi negado. É uma espécie de cerceamento moderno ou de exílio. A morte em vida. O exílio da Terra. Mas a alma da fome é política.

A fome é a realidade, o efeito e o sintoma. O ponto de partida e de chegada. A síntese, a ponta do novelo a partir da qual tudo se explica e se resolve. Porque não é episódica, nem superficial, revela fundo o quanto uma pessoa está sendo excluída de tudo e com que frieza seu drama é ignorado pelos outros. (...) mas a fome é também o atestado de miséria absoluta e o grito de alarme que sinaliza o desastre social de um país, que mostra a cara do Brasil.

(...)

É assustador perceber com que naturalidade fomos virando um país de miseráveis, com que tranquilidade fomos produzindo milhões de indigentes. Acabar com essa naturalidade, recuperar o sentido da indignação diante da degradação humana , reabsolutizar a pessoa como centro e eixo da vida e da ação política é essencial para transformar a luta contra a fome e a miséria num imenso processo de reconstrução do Brasil e de nossa própria dignidade. Por isso é que acabar com a fome não é só dar comida, e acabar com a miséria não é só gerar emprego, mas é reconstruir radicalmente toda a sociedade.”

1-) A respeito do texto de Betinho, é possível afirmar que ele:

a) Apresenta um panorama quantitativa da fome no Brasil e os impactos causados pela miséria.

b) Vai além as avaliações técnicas sobre a miséria e sobre a exclusão para defender a necessidade da reconstrução social.

c) Caracteriza a fome como um fenômeno natural em um país de desigualdade econômica.

d) Constrói uma imagem poética dos excluídos, prejudicando, assim, o propósito comunicativo do texto.

e) Discute as principais estratégias para, dentro dos limites da realidade, terminar com a fome no Brasil.

2-) De acordo com o texto, todos os elementos abaixo podem ser relacionados com a fome, exceto:

a) Exclusão de direitos.

b) Falta de solidariedade.

c) Indicação de caos social

d) Indiferenca dos outros

e) Preconceito racial

3-) As principais razões que justificam a indignação do sociólogo, em seu texto, são:

a) A política brasileira e a falta de emprego

b) A desigualdade social e o preconceito racial

c) A degradação humana e o cerceamento político

d) O número de indigentes e a precariedade do sistema de saúde

e) A fome e a indiferença do outro à fome.

4-) (Mack-SP) Quais as palavras que completariam as lacunas?

“Descendo .....terra, ......noite, o marinheiro viu um homem que vinha...... pé”.

a) À, à, à.

b) A,a,a,

c) A,à, a.

d) À, à, a.

e) A, à, à.