Gabarito do exercício de interpretação

Hoje, postei um exercício usando uma propaganda publicitária. O título é “Exercício com propaganda publicitária” Trago aqui um comentário sobre o mesmo e possíveis respostas para as indagações feitas naquele post.

GABARITO DO EXERCÍCIO SOBRE PROPAGANDA

Comentário: Texto publicitário interessante para apresentar ao aluno o chamado "mundo lusófono" e as tentativas que se têm feito de aproximar os países-membros. Também as possibilidades profissionais abertas pelo uso eficiente da língua portuguesa podem ser discutidas a partir do texto.

1. O texto cita, de maneira abrangente, "vários meios de comunicação". Os profissionais citados são "lideranças empresariais, personalidades acadêmicas e profissionais da imprensa". Os seminários programados (Jornalismo, Publicidade, Mídia, Literatura e Ciência da Comunicação) permitem deduzir que a maioria dos meios de comunicação está ligada ao trabalho com a língua portuguesa: jornais, revistas, editoras, rádio, televisão, internet... Afinal, não parece haver limites para a Publicidade quando a questão é veicular suas mensagens...

2. A referência ao grande número de profissionais ligados à língua portuguesa é um argumento claro para demonstrar que saber lidar eficientemente com ela é habilitar-se a participar de um amplo mercado de trabalho.

3. Uma mesma figura em diferentes cores. A imagem deixa claro que há variação sobre um conjunto essencial que permanece...(Mas também são rostos das várias etnias que têm o português como língua materna...).

4. O aluno deve perceber, pelas respostas às questões dadas e pelo seu conhecimento da questão, que a construção de uma comunidade internacional lusófona é importante não só para estreitar laços históricos e culturais, mas também como forma de expandir mercados.