Exercício resolvido sobre variedades linguísticas


Este é um exercício de interpretação de texto enfocando no conteúdo do artigo anterior sobre variedades linguísticas. Acesse o outro artigo e reconheça os tipos e a necessidade de ser, como dizem, poliglota na própria língua.

Acesse também:

(FUVEST) Ele se aproximou e com voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:  - E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?  - Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de ideia.  - E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?  - Macabéa.  - Maca - o quê?  - Bea, foi ela obrigada a completar.  - Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.  - Eu também acho esquisito, mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas parece que deu certo - parou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor - pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...  - Também no sertão da Paraíba promessa é questão de grande dívida de honra.  Eles não sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos. E Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura, disse ao recém-namorado:  - Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?  Da segunda vez em que se encontraram caía uma chuva fininha que ensopava os ossos. Sem nem ao menos se darem as mãos caminhavam na chuva que na cara de Macabéa parecia lágrimas escorrendo.
(Clarice Lispector, A hora da estrela).

No trecho “mas minha mãe botou ele por promessa”, o pronome pessoal foi empregado em registro coloquial. É o que também se verifica em:

a) “- E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?”
b) “- E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?”
c) “- Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?”
d) “- Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.”
e) “- (...) pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...”

Resposta: Registro coloquial é aquele descompromissado em relação às regras gramaticais. Dentre as opções, a única que apresenta uma incorreção é a letra D, já que percebemos uma frase iniciada por pronome oblíquo átono.