Não faça isso na dissertação do Enem


Já falei em outros projetos online que existem figuras de linguagem que privilegiam a sonoridade. Este é um recurso extremamente válido sobretudo nos textos poéticos. Sabendo disso, todo aluno deveria ficar atento para não usar disso nos textos que exigem uma linguagem formal e mais objetiva como são os textos dissertativos no Enem e vestibulares. Neste post darei mais alguns exemplos de bom uso do recurso em questão.

A expressividade nos textos poéticos


Observe o trabalho de Chico Buarque nas estrofes seguintes e veja como explorar a posição da sílaba tônica também pode se transformar num recurso expressivo.

"Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro"

"Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
A certidão pra nascer, e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir
Deus lhe pague"

Disponível em: <www.chicobuarque.com.bi7construcao/mestre.asp?pg=construc_7i.htm>.

A primeira estrofe pertence à música "Construção", que tem seus versos encerrados com palavras proparoxítonas; a segunda, à música "Deus lhe pague", que explora a sonoridade de palavras oxítonas. No primeiro caso, as palavras proparoxítonas dão o ritmo da vida do operário: uma vida sem perspectiva, que se arrasta monotonamente, como as sílabas pós-tônicas de uma proparoxítona.

No segundo caso, as oxítonas dão o ritmo alucinante de ações (são verbos no infinitivo) que marcam a luta pela sobrevivência.

Neste Natal, lembre-se de mim...
Neste Natal, lembre-se de mim...
Dê para quem ama um cofrinho da Delfim...

No anúncio natalino da extinta Poupança Delfim, observa-se que a reiteração do som IM no final dos versos insinua o toque de um sininho. O efeito vem do í, que é alongado, ecoado e mais estendido pela nasalização.


Como disse no início, é um recurso muito agradável e que contribui para expressividade do texto, mas é necessário observar as características de cada gênero textual para que, assim, não fujamos do que nos foi pedido no texto.